
Madonna Delle Grazie
Basilicata - Itália
A minha família cultiva vinhas na aldeia de Venosa desde o início do século XX. Durante décadas, vendemos as uvas e os vinhos exclusivamente aos moradores e cooperativas da região. Só em 2003 é que percebi o grande potencial das antigas videiras indígenas aglianico, que são cultivadas nos solos vulcânicos do Monte Vulture, um antigo vulcão extinto.
Junto com minha esposa e meus filhos, construí uma nova vinícola perto do mosteiro Madonna delle Grazie, do século XVI, nas colinas que cercam Venosa. Decidimos engarrafar o nosso primeiro vinho vintage com o nome "Cantine Madonna delle Grazie".
Hoje trabalhamos com 8,5 hectares de vinhas todas plantadas com a casta aglianico. Tomamos muito cuidado para respeitar e nutrir os ecossistemas únicos destas colinas, que atingem uma altitude de 400 a 500 metros.
Cantine Madonna delle Grazie é o nosso trabalho, a nossa vida e a nossa casa. Tenho muito orgulho de que, depois da minha partida, os meus filhos darão continuidade às tradições, aos valores e à cultura dos nossos antepassados, produzindo vinho com um profundo e genuíno respeito pelo ambiente.
– Giuseppe Latorraca.

MESSER OTO
Aglianico del Vulture DOC
Messer Oto é o nome de uma fonte construída em estilo renascentista tardio, que ao longo do tempo forneceu água e oportunidade para encontros animados, bem no centro da histórica Venosa. Agora dá nome a este vinho Aglianico igualmente vivo.
Variedade de uva : Aglianico del Vulture.
Área de produção : contrada piano di camera no bairro de Venosa.
Notas de prova : Vermelho rubi brilhante com notas de frutos vermelhos e delicadas nuances de especiarias típicas da casta aglianico; o paladar é dinâmico apresentando textura sedosa e um final longo e seco.
porção : 18-20°C.
Teor Alcoólico : 13,0-13,50%vol.
Vinificação : durante a maceração-fermentação verificamos a temperatura para preservar os sabores da fruta fresca. Pós fermentação malolática, deixamos o vinho sobre as borras para dar uma textura mais rica e maior complexidade

LISCONE
Aglianico del Vulture DOC
É o território e o local das vinhas que dão nome a esta garrafa Aglianico de grande qualidade, típica das terras dos Abutres. Os seus aromas e sabores guardam toda a paixão e o trabalho do enólogo.
Variedade de uva : Aglianico del Vulture.
Área de produção : contrada l'Iscone, no distrito de Venosa, as uvas provêm de uma parcela da vinha de Liscone com vinhas com 30 anos.
Notas de prova : aroma vermelho rubi brilhante e elegante com predominância de notas frutadas e florais típicas da casta ag-lianico; o paladar é caracterizado pelos seus típicos taninos equilibrados e frescura viva.
Consumo : 17-18°C.
Teor Alcoólico : 13,00-14,00%vol.
Vinificação : a fermentação e maceração ocorreram em pequenos tanques com remontagens delicadas para quebrar a tampa. Após a fermentação maloláctica o vinho foi colocado numa combinação de tonneaux franceses usados durante cerca de 8-12 meses

BAUCCIO
Aglianico del Vulture DOC
Bauccio, ou melhor, Pirro del Balzo, é Príncipe de Venosa no século XV. A cidade lhe deve o castelo e uma nova estrutura urbana. O nome deste elegante Aglianico, envelhecido em barricas de carvalho, é inspirado nele.
Variedade de uva : Aglianico del Vulture.
Área de produção : contrada l'Iscone no distrito de Venosa, as uvas provêm de uma parcela de vinha de Liscone com vinhas com mais de 50 anos.
Notas de degustação : vermelho rubi brilhante com reflexos granada; o aroma é elegante e complexo enquanto na boca uma acidez viva equilibra um corpo cheio com taninos persistentes e aveludados.
Consumo : 17-18°C.
Teor Alcoólico : 14,00-14,50%vol.
Vinificação : os frutos colhidos manualmente são seleccionados, desengaçados e não completamente esmagados em pequenos tanques com maceração de cerca de 30 dias. Após uma longa maturação sobre as borras, estagia em novos tonneaux franceses (500L) durante 12 meses.

DROGONE D'ALTAVILLA
Aglianico del Vulture DOCG Superiore
O primeiro dos irmãos normandos a chegar a Venosa no século XI, Drogone d'Altavilla (Drogo de Hauteville) iniciou uma boa fase para a cidade do ponto de vista económico, cultural e agrícola. Neste mesmo período foi fortalecida a Abadia de Santissima Trinità e iniciado o projeto "Incompiuta" (ampliação inacabada).
Variedade de uva : Aglianico del Vulture.
Área de produção : contrada l'Iscone no distrito de Venosa, as uvas provêm de uma parcela de vinhedo Liscone plantada em 1964.
Notas de Prova : vermelho rubi intenso com reflexos granada, grande intensidade, complexidade e dinamicidade no nariz. Na boca apresenta fruta encantadora, profundidade, carvalho integrado e taninos aveludados. Final de fruta persistente e fascinante.
Consumo : 18-20°C.
Teor Alcoólico : 14,00-14,50%vol.
Vinificação : uma longa fermentação-maceração ocorre em um pequeno tanque aberto de aço inoxidável. Todos os dias, durante a fermentação, a tampa é mergulhada várias vezes para extrair cor, taninos e sabor. Uma maturação prolongada e 24 meses de envelhecimento em carvalho francês suavizam os taninos e conferem uma complexidade rica e elegante ao sabor.

SAGARIS
Basílica Rosato IGT
Sagaris era um escravo liberto, mencionado numa inscrição em latim, encontrada nas ruas de Venosa; ele é descrito como um condutor atento e confiável de sua terra mestre. Com o mesmo cuidado e com toda a dedicação ao trabalho tanto na vinha como na adega, queremos recordar o seu nome e exemplo.
Variedade de uva : 100% Aglianico del Vulture
Área de produção : parte das uvas é colhida na vinha Montalbo e parte na vinha Piano di Camera;
Notas de degustação : rosa salmão brilhante com aroma de cerejas e morangos misturados a notas florais. O vinho tem um equilíbrio encantador e um final persistente cheio de frutas.
Consumo : 12-14°C.
Teor Alcoólico : 12,50-13,50 %vol.
Vinificação : Logo após a colheita a fruta é desengaçada, esmagada e prensada diretamente. Segue-se uma longa fermentação a uma temperatura entre 16-18 °C. Após a fermentação, é realizada uma leve filtração para realçar o brilho do vinho.
